Lucro Real, Presumido ou Simples?
Você tem o sonho de abrir a sua empresa, mas não sabe qual o melhor regime de tributação para pagar menos impostos? Para fazer o seu dinheiro trabalhar para você e não para o Estado, é preciso ser racional e colocar na ponta do lápis o que melhor serve para você e o seu projeto!
O texto de hoje vai abordar as três formas de tributação de empresas e quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Vamos lá!
Primeiramente temos o Lucro Real, que se baseia em apurar os tributos devidos utilizando-se o faturamento real da sua empresa no período de doze meses. A vantagem é que você não paga valores a mais do que aquilo que você efetivamente faturar; enquanto a desvantagem é o pagamento de uma alíquota maior de PIS/Cofins, mas é possível deduzir algumas despesas.
O Lucro Presumido funciona como uma projeção, uma ficção de quanto a sua empresa vai faturar naquele ano, sendo o valor a pagar baseado em porcentagens do faturamento da empresa. Aqui as alíquotas do PIS/Cofins são menores, mas sem deduções.
Como você deve ter imaginado, uma ficção de quanto a sua empresa fatura pode ser ótimo em um momento de aumento de vendas, enquanto pode ser ruim quando ela estiver em um mau momento, ocasião em que o Lucro Real será melhor.
E por último, temos o SIMPLES Nacional. Embora o nome sugira SIMPLES, é um sistema complexo e que exige muita atenção para que o empresário não acabe pagando mais do que o que realmente deveria. O SIMPLES é uma forma de recolhimento de tributos simplificada que agrega muitos tributos diferentes em uma alíquota única de pagamento. A desvantagem do SIMPLES reside na alíquota, em alguns casos, acabar sendo maior do que o empresário pagaria em outro dos dois regimes.
Agora, você deve estar se perguntando, qual desses três é a melhor forma de tributação para a minha empresa? Não existe uma resposta certa para isso, pois o regime é escolhido anualmente, com exceção do SIMPLES, que não precisa de renovação anual, basta continuar encaixado nas condições.
Dessa forma, o recomendado é sempre procurar um advogado para fazer seu planejamento tributário e garantir que você faça uso eficiente do seu dinheiro, sem perder para tributos!
O que você achou do texto de hoje? Sanou suas dúvidas sobre o assunto? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários. A sua opinião é importante para nós!
Comentários
Postar um comentário