Já ouviu falar em testamento?

Por acaso você já ouviu falar sobre testamento? Muita gente ouve sobre eles em filmes, novelas, mas no Brasil poucas são as pessoas que deixam escrito o que querem que aconteça com seus bens.

Existem muitas coisas que fazem com que isso aconteça: o medo de pensar na morte é um deles. Outro é porque muitos pensam ser caro e difícil de fazer. Mas o que poucos sabem é que um testamento pode ser muito bom para evitar brigas na família após a morte de um ente querido, além de ser mais rápido que o inventário e a partilha comuns.

No testamento, você pode indicar quais bens você quer deixar a cada um de seus filhos: tem um sitio e um apartamento em São Paulo, ambos em valor parecido? E tem um filho que gosta da rotina da cidade grande enquanto outro ama a vida rural? Pode usar o testamento para colocar que um fique com o apartamento e outro com o sítio!

Não é só isso, você também pode deixar coisas para outras pessoas que não sejam seus herdeiros, pode colocar condições para que os herdeiros vendam bens, pode colocar que algum herdeiro receba mais que o outro.

Mas como assim, um receber mais que o outro? Vamos dizer que você esteja doente, não tem filhos e tem dois irmãos. Um dos irmãos apenas vem te visitar e o outro cuida de você diariamente. Você quer deixar um pouco mais para esse segundo irmão. No testamento você pode fazer assim.

Mas lembre-se! No testamento, se você tiver filhos vivos ou pais vivos, ou for casado (dependendo de seu regime de bens), você deverá destinar 50% dos seus bens a eles! Mas veja! Mesmo nesses 50% que obrigatoriamente você deve deixar, você pode escolher os bens!

O custo de um testamento varia de acordo com o tipo e o estado em que você viva. Na próxima quarta-feira, vamos falar um pouco sobre as formas de testamento para que possa conhecer melhor cada uma delas.

Qualquer dúvida, não deixe de perguntar! Deixe seu comentário sobre o que achou da postagem, seu feedback é importante!

E se tiver interesse em fazer um testamento, procure seu advogado ou um cartório para que possam lhe dar melhores informações!

Fontes:


Código Civil Brasileiro

https://www.gazetadopovo.com.br/justica/testamento-e-simples-mas-pouco-usado-no-pais-7tv9qrz65qra1h576jq8j6bm6/ - Acesso em 10/06/2020


Comentários

  1. Texto excelente,muito esclarecedor para nós leigos saber como agir mediante tal situação parabéns aos idealizadores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas